Total Pageviews

There was an error in this gadget

Friday, October 29, 2010

Isaac dos Anjos e os Cristaos na Huila!


Novo imbróglio a envolver o polémico governador provincial da Huíla. Isaac dos Anjos ignorou a actividade de católicos e protestantes na região. 

Disse que estas entidades eclesiásticas pouco ou nada fazem para ajudar o seu executivo na resolução dos problemas sócio-económicos que afectam centenas de famílias.

Mais ainda, considerou de fingidos muitos fiéis católicos e protestantes.

"Por mais que vocês gritem e falem na rádio, na televisão nas vossas casas a culpa vai ser só do governador, não se enganem a culpa é de vocês todos porque são humanos, uns são católicos outros são protestantes, são fingidos, vão à missa ao sábado e ao domingo, na prática não estão a nos ajudar” - disse.


O padre Pacheco, vigário da paróquia da Sé Catedral considera o governador da Huíla como  um homem polémico.

O sacerdote interpreta as palavras de Issac dos Anjos como uma “ mensagem muito forte”.

 “Os católicos e protestantes da província da Huila constituem mais de 80 porcento, e quando o governador se dirige para os católicos e protestantes, chamando-os de fingidos, ele está a mandar uma mensagem muito forte” - disse.

Portanto, se ele não tem confiança nos mais de 80 porcento de católicos e protestantes, está a dizer que não tem condições para estar aqui”.     

Em declarações recentes a Ecclesia, o arcebispo do Lubango Dom Gabriel Mbilingue falou do apoio que a igreja vem prestando às famílias alojadas na Tchavola.

“Nos organizamos a nível de igreja para que a própria Caritas, do ponto de vista material pudesse ajudar e, de facto, continuamos o programa” - reafirmou.

A igreja evangélica promete igualmente reagir a qualquer momento.



GOVERNADOR ISAAC DOS ANJOS DIZ  ESTAR CANSADO GOVERNAR A PROVÍNCIA DA HUILA
Ama Chikoka

O facto foi manifestado pelo Governador da Huila durante o acto de  apresentação do plano director urbanístico da Província,na reunião do Conselho de concertação Provincial que teve lugar no passado dia 22 de Outubro do ano em curso, na cidade do Lubango.

O Governador ISAAC DOS ANJOS, na sua aparição clamorosa depois da maquina demolidora, disse por outro lado preocupado com  milhares de cidadãos ao relento, vitimas das demolições por si comandadas.

O Governante admitiu uma situação catastrófica na cidade do Lubango, caso não haja apoios aos vulneráveis, entre crianças, velhos e mulheres em estado de gestação, ao relento e entregues a sua sorte, resultante das duas fases de demolições na cidade do Lubango.

Precisamos do apoio de todos huilanos e não só para ajudar os sinistrados, lamentou o Governante.
As sucessivas criticas da sociedade civil contra a pessoa do Governador Isaac dos Anjos, também foram referenciadas pelo Governante que diz estar agastado com o ruído de protestos.

Foi pela primeira vez que o Governador  da Huila, reconheceu publicamente ter violado os pressupostos da directiva da Assembleia Nacional que orienta os passos a seguir no caso de haver necessidade das demolições.

Ficou igualmente clara, a colisão de Isaac dos Anjos com a lei da probidade publica, em vigor que acautela penalizações aos gestores públicos no caso de maltratarem a população no exercício das funções. A catástrofe ventilada pelo Governador no caso de cair chuvas, prova tão somente as reclamações da sociedade civil e Igreja quanto ao tratamento desumano, de mais de quatro mil angolanos atirado ao matagal da Tchavola, facto consubstanciado a petulância de apreensão dos meios de trabalho dos jornalistas em serviço.

O Governador Isaac dos Anjos, numa das suas recentes  intervenções publicas, afirmou ser cristão católico com todos os sacramentos. Neste encontro, manifestou o seu desagrado pela suposta  forma como os cristãos na província da Huila, deixaram de cooperar com a sua Governação. 

Para Isaac dos Anjos, os Católicos e Protestantes na Província da Huila, são cristãos fingidos, apesar de frequentar a igreja aos sábados e aos domingos.

"O Governador começa a se sentir cansado de trabalhar sozinho" suplicou, Isaac dos Anjos.

O Padre Jonas Pacheco, ripostando as declarações do Governante,lamentou a Huila ter-se transformado nos últimos meses, numa província polémica em  conflitos sociais.

" Em circunstancia alguma os Católicos e as igrejas irmãs,pegariam nas picaretas para demolir residência de pacatos cidadãos, que isto fique bem claro ao senhor Governador" frisou.

O Sacerdote disse ainda que uma vez  que oitenta por cento da população da Huila é cristã, entre Católicos e Protestantes e o Governador ainda desconfia desta mesma população,isto, só revela que o Governador Isaac dos Anjos não esta no lugar certo.

Nos últimos sete dias, em carta dirigida ao SINPROF e  assinada pelo engenheiro Isaac dos Anjos, depois da exigência de pedido de desculpas fracassada, o governante veio render-se as evidencias, ao colocar-se a disposição ao dialogo depois do braço de ferro.

O Governador da Huila Isaac dos Anjos, reconheceu na sua intervenção do Conselho que  já não é querido pela população que Governa.




No comments: