Total Pageviews

There was an error in this gadget

Monday, February 21, 2011

Vaticano: Cardeal francês assume cargo de protodiácono, podendo anunciar nome do futuro Papa

Cidade do Vaticano, 21 Fev (Ecclesia) – O cardeal francês Jean-Louis Tauran, de 67 anos, é desde hoje o novo cardeal protodiácono da Igreja, o que, entre outras funções, faz dele o responsável por anunciar publicamente o nome do futuro Papa.
Segundo comunicado da Santa Sé, o actual presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso sucede ao cardeal Agostino Cacciavillan, que hoje optou por deixar a ordem diaconal (uma das três em que está dividido o colégio cardinalício) e passar para o leque dos cardeais-presbíteros.
O cardeal protodiácono “anuncia ao povo o nome do novo Sumo Pontífice eleito”, como enuncia o Código de Direito Canónico (cân. 355.2).
Os cardeais procedentes de dioceses do mundo são inscritos na ordem presbiteral e recebem um título ou igreja da cidade de Roma enquanto que os nomeados da Cúria Romana são inscritos na ordem diaconal, mas podem passar para a ordem presbiteral.
Seis cardeais pertencem à ordem dos cardeais-bispos - entre os quais se inclui o português D. José Saraiva Martins -, a quem se somam os patriarcas de rito oriental.
Vários cardeais estiveram reunidos com Bento XVI, esta segunda-feira, para aprovar a cerimónia de canonização de três novos santos católicos, que vai ter lugar a 23 de Outubro deste ano, no Vaticano.
Os futuros santos são Guido Maria Conforti (1865-1931), arcebispo de Parma (Itália), fundador dos Missionários Xaverianos; Luigi Guanella (1842-1915), italiano, padre e fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do instituto das Filhas de Santa Maria da Providência; Bonifacia Rodríguez de Castro (1837-1905), religiosa espanhola, fundadora da Congregação das Servas de São José.
OC

PAPA CRIA PROVÍNCIAS ECCLESIÁSTICAS EM SAURIMO E MALANJE



A Nunciatura Apostólica de Angola informa que sua Santidade, o Papa Bento XVI, erigiu em Angola duas Províncias Ecclesiásticas.

A primeira é a Província Ecclesiástica de Saurimo, com Sé Metropolitana na cidade de Saurimo, tendo como Dioceses sulfragâneas  de Saurimo e Dundo.

O Santo Padre nomeou Dom José Manuel Imbamba como primeiro Arcebispo Metropolitano da nova Sé, transferindo-o da Diocese do Dundo.

A segunda é a Província Ecclesiástica de Malanje, com Sé Metropolitana na cidade de Malanje, tendo como Dioceses sulfragánes, Nadalatando e Uíge.

Para a Província Ecclesiástica de Malanje, o Sumo Pontífice nomeou Dom Luís Maria, como primeiro Arcebispo.

Estas notícias foram publicadas na edição desta terça-feira, 12 Abril 2011, do Observatório Romano.

Apodtolado


No comments: