Total Pageviews

There was an error in this gadget

Tuesday, October 18, 2011

HOJE É O DIA CONSAGRADO AO EVANGELISTA SÃO LUCAS

O evangelista Lucas pode ser muito caro, porque é o evangelista que fala de Maria, mãe de Jesús Cristo. Apenas Lucas, relata os eventos: da Anunciação, da Visitação, as cenas da Natividade, a Apresentação no Templo de Jesus. E pode-se também dizer que é o evangelista do coração de Jesus, porque è Lucas que, nos revela melhor a sua misericórdia: é o evangelista da parábola do filho pródigo, de encontrar um tesouro que só encontramos no seu Evangelho, o drama de achados e perdidos. È o evangelista da caridade: só ele conta a parábola do Bom Samaritano, e fala de Jesus, acerca do amor pelos pobres, com o giro acento de compaixão pelo outro: o Senhor nos mostra que, é movido pela dor da viúva de Naim; acolhe a pecadora em casa de Simão, o fariseu com tal delicadeza e assegura o perdão de Deus, que tão gentilmente recebe  Zaqueu que, deve procurar superar o seu coração de publicano e mudar para um coração arrependido e generoso.
São Lucas, portanto, é o evangelista de confiança, de paz, da alegria, em uma palavra, podemos dizer que é o evangelista do Espírito Santo. Nos Actos dos Apóstolos, é ele quem encontrou a fórmula tão cara, para às comunidades cristãs: "formando um só coração e uma só alma".
Senhor, nosso Deus, que escolheu São Lucas, no mundo, para revelar-nos o mistério do seu amor pelos pobres: "os cristãos formam um só coração e uma só alma, e todos os povos “soboreiem” a sua salvação". E a comunidade cristã, fundada no amor de Jesus e no amor de pobreza: as pessoas não estão apenas ligadas a bens materiais, por causa do Senhor, podem ser um só coração e uma só alma.
O Evangelho de São Lucas o revela cheio de zelo. Só ele nos relata o envio em missão, os setenta e dois discípulos (os comentaristas pensam que este é um número simbólico que, representa as setenta e duas nações do universo) e alguns detalhes desta missão: "O Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois à frente dele em cada cidade e lugar que ele pretendia visitar. "São Gregório explica: "é necessário que os discípulos sejam  mensageiros do amor de Cristo. Se  não são pelo menos dois, a caridade não é possível, porque não é para si mesmo, mas por amor pelo outro".
Há tantos tesouros na obra de São Lucas e nós podemos aproveitá-los com gratidão, não esquecendo o aspecto que, dá maior ênfase ao evangelista: darmo-nos todos ao Senhor, ser seus discípulos para estarmos prontos para carregar a cruz com ele todos os dias. Então o nosso amor é verdadeiro e realmente traz os frutos do Espírito: paz, alegria, bondade.
Não se esqueça que, o totem de S. Lucas é um boi (toro), assim como de S. Mateus é um Anjo, de S. João é uma Águia e de S. Marcos um Leão.

No comments: