Total Pageviews

There was an error in this gadget

Friday, November 18, 2011

"ESTAMOS POR CIMA DE UM VULCÃO", SEGUNDO PEPETELA


“ Angola está por cima de um vulcão”, de acordo com a perspectiva do proeminente escritor, Artur Pestana “ Pepetela”.

Figura histórica do MPLA, fazia alusão ao clima político “pesado” que caracteriza a situação actual de Angola.

As manifestações ocorridas em Luanda e outras que se vislumbram no horizonte constituem motivo desta previsão do poeta.
“Nós estamos em cima de um vulcão, não em termos geográficos, mas sim  em termos políticos há que ter cuidados” - alertou.

"Pepetela" falava esta quarta-feira, 16, em Benguela, por ocasião do lançamento da sua mais recente obra literária “ A sul. O sombreiro”.

O escritor angolano alerta que uma substituição conflituosa de José Eduardo dos Santos pode representar perigo para o país.

“A única coisa que me preocupa, é que isto seja pretexto para que algumas pessoas ou forças estrangeiras se lembrem de nós. Os exemplos exteriores  são preocupantes, se começar a haver conflitos etc, etc, nunca se sabe. Angola tem petróleo e é bom não se esquecer disso” - afirmou...

“É claro que numa sociedade em que há grandes desigualdades sociais, em que há uma pequena minoria que é muito rica e, uma grande maioria que é muito pobre, é evidente que há tensões. Existem tensões sociais que podem chegar até ao conflito” – sustentou ainda.

Segundo “ Pepetela”, “o pais tem crescido economicamente, mas socialmente não tem acompanhado este crescimento económico”.

Por isso – acrescentou “… numa sociedade quando há desigualdade social é um barril de pólvora”.


“Pepetela” defendeu ainda a solução do impasse na aprovação do pacote legislativo eleitoral com base no consenso e, sem imposição por força da maioria parlamentar.

“É claro que a maioria pode impor, mas eu acho que não seria bom, o que seria bom, eu acho que não seria marginalizar ninguém nestas questões” – afirmou.

No comments: