Total Pageviews

There was an error in this gadget

Wednesday, November 09, 2011

MESSE GRANDE, "CASA " PEQUENA E DESESTRUTURADA NO NAMIBE


A Diocese do Namibe clama por novos templos para corresponder ao elevado número de fiéis.

As estruturas ecclesiáticas herdadas do tempo colonial tornaram-se insuficientes com o crescimento e a necessidade de expansão territorial da Igreja na região de difícil evangelização.

“Não há no Namibe, como Diocese e como província, igreja alguma que comporta a gente. Nós estamos a celebrar missas, em alpendres e pátios cobertos, fora das igrejas” – deplorou o Bispo, Dom Dionísio Hissilenapo.

Na própria cidade do Namibe, a capital provincial, tornaram-se pequenas, as capelas de Santo Adrão e de São Pedro.

“ Foram construídas na época da colonização, respondiam as comunidades portuguesas nas cidades, e agora não há igreja” – recordou ainda o Bispo em entrevista à Ecclesia.

“É uma grande preocupação, não temos Sé Catedral ainda, não temos o bispado, a residência episcopal, não temos a cúria construída, não temos nada” – lamentou Dom Hissilenapo.


O novo bispo promete investir no ensino e na formação dos jovens através dos centros e internatos da Igreja, com a ajuda das congregações religiosas femininas, sobretudo junto das populações que são, fundamentalmente, nómadas.

“Outra preocupação que temos é investir muito no ensino, criarmos estruturas que favorecem as comunidades rurais ao ensino” – prometeu o Pastor.

By Apostolado

No comments: